Associado do IASP, Fabio Prieto de Souza é reeleito para conselho da Associação Internacional de Juízes Fiscais

15 de novembro de 2018

Avocar Comunicação

O desembargador federal, que é associado honorário do Instituto, fará, pela segunda vez, parte da comissão composta por 11 integrantes de diferentes nacionalidades

O desembargador federal Fábio Prieto de Souza foi reeleito para o conselho diretor da International Association of Tax Judges (IATJ), em assembleia geral da entidade, que ocorreu em Ottawa, Canadá, em outubro.

Prieto, que foi corregedor e presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), integrará o colegiado composto por 11 membros de diferentes nacionalidades.

Criada em 2009, a IATJ funciona como um fórum para que os juízes compartilhem informações, conhecimento e opiniões, e já realizou nove assembleias gerais. Para saber mais sobre a associação, clique aqui.

TRE e TRF

Prieto ocupa atualmente a cadeira de titular da Justiça Federal no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Ex-presidente do TRF3, na época eleito com 97% dos votos, Prieto teve uma gestão de destaque, instalando as turmas de Direito Penal e o processo eletrônico no tribunal, sem custos para a União, e reduzindo o estoque de processos antigos em 20%.

É crítico da Reforma do Judiciário. Para Prieto, é preciso reformar o sistema de Justiça, mas isso deve servir para “valorizar a livre iniciativa, o valor social do trabalho, a democracia e outros valores constitucionais do Estado Democrático de Direito”. Sua opinião foi publicado no site do jornal O Estado de S.Paulo.

Luís Indriunas