Seminário do IASP discute alterações tarifárias e acordos comerciais internacionais

02 de outubro de 2019

Por ‘Avocar Comunicação

No sétimo evento IASP/IBRAC, especialistas discutiram o acordo Mercosul e União Europeia e outras formas de facilitação dos negócios entre o Brasil e seus parceiros comerciais

Ao iniciar as atividades da Comissão de Estudos de Comércio Internacional do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), a presidente Carla Amaral Andrade Junqueira tinha um claro objetivo: fazer do Instituto uma plataforma de discussão entre os representantes das áreas pública e privada no comércio exterior.

Dez anos depois, o instituto em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac) realiza, com a casa cheia, o 7º Seminário de Comércio Internacional. “Quando começamos, queríamos um fórum legítimo de debate e trocas de experiências em uma das áreas menos discutidas em encontros sobre o tema”, explica Carla Junqueira.

Hoje, o evento do IASP faz parte da agenda dos profissionais que atuam na área. O último encontro, ocorrido em 19 de setembro, preocupou-se em discutir as relações do Brasil com a China, Estados Unidos e Europa, esta último a partir do acordo com o Mercosul. As alterações tarifárias do novo governo e caminhos para a facilitação do comércio também foram temas debate.

Organizado por Carla Junqueira e pelo diretor de Comércio Internacional do IBRAC, Francisco Niclós Negrão, o seminário teve na sua primeira mesa, discutindo o acordo Mercosul e União Europeia, dois advogados especialistas Vera Kanas e Rodrigo C.A. Lima, além do subsecretário-adjunto da Secretaria Especial de Negociações Internacionais (Seint), do Ministério da Economia, João Rossi. A discussão foi mediada pela professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Juliana Domingues.

A defesa comercial perante o crescimento econômico da China foi o tema da segunda rodada de discussões da manhã com a participação da subsecretaria de Defesa Comercial e Interesse Público, Cassia Pierobon; do professor da GVlaw da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Rabih Ali Nasser, e do Diretor Jurídico de Comércio Internacional do Grupo Techint, Pablo Strada, mediados pela advogada Natali de Vicente Santos.

Radicado nos Estados Unidos há mais de 30 anos, o professor de política comercial da American University (Washington, D.C.) e presidente do Instituto de Analistas Brasileiros de Comércio Internacional (ABCI Institute), Aluisio G. de Lima-Campos, apresentou um painel sobre as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

À tarde, foi a vez de se discutir, com mais detalhes, as questões tributárias. O secretário de Comércio Exterior, Leonardo Lahud, e o subsecretário de Estratégia Comercial, Fernando Coppe Alcaraz, dividiram a mesa com a diretora de Assuntos de Comércio Exterior da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Denise Mazzaro Naranjo. A moderação foi do advogado Bernardo Leite.

Para terminar o encontro, a subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior, Glenda Bezerra Lustosa, e a gerente de Política Comercial da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Constanza Negri Biasutti, levantaram possíveis caminhos para facilitação do comércio internacional, com o apoio do moderador, José Setti Diaz.